domingo, 15 de março de 2009

DE ONDE VOCÊ É?


Esta é, com certeza, uma pergunta que me aflige muito. A idéia de pertencer ou ser de algum local específico, vai totalmente contra minha sede por maior liberdade. Por que o ser humano tem o costume de querer dividir tudo em grupos, inclusive, ele mesmo? Qual o sentido de tantas fronteiras? Não somos todos de uma mesma espécie? Apesar de toda a diversidade cultural existente no mundo, somos todos irmãos. Apesar da soberba dos europeus, da desigualdade nos países de terceiro mundo, do radicalismo muçulmano, das utopias socialistas e dos regimes autoritários, viemos todos de uma mesma árvore genealógica.


Acho triste dividirmos que nossas crenças seja constantemente classificadas como ocidental e oriental, em russas, chinesas, brasileiras, indianas, árabes e tantas outras. Pense no quanto aprenderíamos com nossos irmãos caso não houvessem tantas fronteiras, tantas limitações... principalmente limitações impostas por nossa mente que, muitas vezes, não é aberta o suficiente e julga a opinião alheia em vez de tentar compreendê-la.

Nunca aceitarei o rótulo de descendente de alemães ou açorianos, pois sou fruto de uma variada e rica mistura de etnias. E mais, recuso invariavelmente, apesar de ir contra a crença de várias pessoas, que eu seja classificado como brasileiro, gaúcho ou "novo hamburguense". Pois sou e prentendo ser cada vez mais, um CIDADÃO DO MUNDO.

15 comentários:

  1. Noossa! Adorei o texto.. Vc escreve muito bem...
    Me identifiquei! Tbm prefiro uma uma cidadã do mundo, do que qualquer outro rótulo!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! ^^
    As vezes tenho meus dias de inspiração =P
    Bom saber que ainda existem pessoas, mesmo que sejam anonimas, com um cérebro.
    Volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo seu texto, mas apenas uma palavra traduz isso: UTOPIA. Mas quem sou eu para ditar, o que devemos pensar ou sonhar??? Boa noite Sonhador.

    ResponderExcluir
  4. O texto em nenhuma parte diz que o nacionalismo deixará de existir, apenas o critica e o põe como raiz de muitos problemas da sociedade atual.
    Mas, enfim, gosto bastante de críticas.
    Seja bem vinda e volte sempre. ^^

    ResponderExcluir
  5. Essa crise existencial pela qual as pessoas passam é devido a falta de valores. Estamos numa época em que todos os valores passados caíram, ficaram obsoletos, "fora de moda". Agora tudo é possível, cada um tem a sua própria ética e, infelizmente, esta nova ética não considera o bem estar do outro, é estritamente individualista: o certo é o que é bom para mim... esta é a nova lei!!No final, não dá em nada, ou seja, a pessoa fica só, não consegue dar e receber mais nada.Não se responsabilizar por feitos e atitudes no presente,inocentando-se e lançando por desculpas os destinos do passado e assumir a condição de injustiçados ou mesmo de vítimas é o mais comum...Tal tendência ao preconceito, para infelicidade de todos é perigosa e leva a injustiças e erros de julgamento gravíssimos. Quem não se arrependeu de ter sido injusto com alguém por influências de terceiros?!? O importante é que tomemos consciência desta tendência à pré-conceitualização e rotulação, afim de evitarmos suas conseqüências maléficas...Quem quer ser cidadão livre deve começar renovando suas atitudes, mudando a si mesmo, reforma intima, deixar o egoísmo, a prepotencia fora disso, como por exemplo: se temos como ajudar alguem emprestando alguns livros para que ele possa evoluir, pq não faze-lo?! Ou que é pior negar usando desculpas idiotas,menosprezando a inteligencia do próximo.A inercia tbm é, como posso dizer...assumir a condição de ser manipulavel em vocabulário comum, atestado de burrice. (KAREN-Não consegui postar de outro jeito, mas não é anônimo)

    ResponderExcluir
  6. O problema está na inércia dos conscientes perante essa situação. O conformismo que nos é (e sempre foi) incutido pela religião, os milhares de tipos de entretenimento, a necessidade de manter o maldito status, trabalhar muito e ganhar pouco, as drogas lícitas e ilícitas, o conforto demasiado de nossas casas... tudo isso nos tornou revolucionários preguiçosos, verdadeiras ovelhinhas do rebanho, totalmente manipuláveis, pessoas que não agem para mudar a realidade. Imagine, não temos tempo essas besteiras. ^^

    ResponderExcluir
  7. zé me diz que erva tu ta usando???
    pq deve se da boa!!!
    eheehehee
    brincadera
    parabens muito bom o teu blog

    abraço.

    ResponderExcluir
  8. Única erva que uso é a erva mate, pro chimarrão...
    xD
    valeu ae
    abrass
    ^^

    ResponderExcluir
  9. Em se tratando de religião, vou te explicar...”rsss Pois bem, tal como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, é muito provavelmente sempre continuará sendo. Outras definições mais amplas de religião dispensam a idéia de divindades e focalizam os papéis de desenvolvimento de valores morais, códigos de conduta e senso cooperativo em uma comunidade.
    Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
    RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
    Se tratando do livro a bíblia escrita no hebraico aramaico e transcrita para o latim e traduzida para o grego,oras,tanta interferência do HOMEM este certamente foi interpretada e adequada a sua necessidade da época.Ah e mais as tais LEIS de Moises na época DELE foram feitas para que o “HOMEM temesse algo maior que não fosse somente as pontas de suas lanças(lembrete).
    Junior vou dar dica de dois livros, ambos tem na biblioteca publica aí de NH,OS EXILADOS DA CAPELA - Edgard Armond e Totem e Tabu-Sigmund Freud, leia na ordem..este últmo é bem complexo...estas duas obras se tu leres com imparcialidade, vai te responder muitas das tuas insatisfações e vai te ampliar a visão a respeito do ser humano, indiferente do grau e vinculos parentais. Depois que leres, voltamos a falar!(EU KAREN)NÃO ANONIMO
    PS: Como faço pra colocar sem ser anonimo? bagulho mais cheio das frescura isso aqui hein!!CREDU!!!!!

    ResponderExcluir
  10. tu tem gmail(email do google) né?
    Seleciona a opção de google mail pra postar, que nao vai anônimo.

    ResponderExcluir
  11. ou usa a opção Nome/url e põe só o nome que quiser usar, url nao precisa.

    ResponderExcluir
  12. Zé:

    Muito bom teu blog,
    Parabéns.
    Valnei - NH

    ResponderExcluir
  13. mto bom teu blog ae zé
    boa sorte ae
    tu tem futuro pra se filosofo

    ResponderExcluir
  14. Valeu pelo apoio de todos ae, é bom sentir que não to fazendo essas coisas todas em vão.
    =)

    ResponderExcluir
  15. tu sozinho não vai muda o mundo, mas tu consegue faze as pessoas ao teu redor mudarem ;)

    ResponderExcluir