sábado, 21 de fevereiro de 2009


No momento em que escrevo este texto estou cansado, ansioso, um pouco estressadinho por excesso de informações e de barulho. Me sinto quase uma pessoa comum ao ver da sociedade (esse quase é porque estou só de cueca agora). Enfim, queria apresentá-los um panorama sobre a mídia, principalmente sobre a televisão e sua grande capacidade de nos manter "informado". Ou seria enformado?

Comecemos pela criação da TV: Qual foi a intenção dos criadores dela? Bem, você não acha que a TV foi criada por pessoas que queriam gastar seu dinheiro para mantê-lo informado sobre o mundo, não é? Ela foi criada para divulgar, de maneira mais efetiva possível, objetos de consumo, serviços e também para difundir padrões de vestimenta (moda), de comportamento e de beleza. Partindo disso, algumas pessoas podem se perguntar: Qual é a importância desses padrões? Pra que servem? Quando temos um sistema no qual as pessoas têm comportamentos padronizados fica fácil vender coisas a elas e fácil convencê-las de que o que possuem deve ser trocado por algo mais "moderno".

Agora vamos para a parte deste sistema que considero a mais nociva de todas: as pessoas que pensam diferente têm seus pensamentos podados. Se você não segue o padrão de conduta da sociedade, você é considerado ridículo. Você acaba se tornando escravo do sistema, mesmo que não concorde com ele. Muitas oportunidades são perdidas, porque seu modo de agir e pensar não são aceitos pela sociedade em que está inserido. Vão tentar de todas maneiras destruir sua auto-estima, criar em você o medo de ter sonhos próprios e o hábito de "sonhar" de acordo com o padrão. Aos poucos você vai se tornando mais um consumista alienado. Já as “pessoas padrão” acabam criando um medo enorme de serem ridicularizadas, perdem sua criatividade, espontaneidade, iniciativa e o pior de tudo, vivem em uma falsa liberdade. Acha que estou exagerando? Pegue como exemplo uma sala de aula: os alunos têm medo de responderem as perguntas dos professores, de errar perante a turma, de serem líderes de algo, de darem opiniões próprias, enfim, de pensarem com a própria cabeça.

A TV NÃO FOI CRIADA PARA INFORMÁ-LO SOBRE O MUNDO, FOI CRIADA PARA TE FAZER CONSUMIR COISAS QUE NÃO PRECISA E PARA INFORMAR DEFENDENDO OS INTERESSES DE QUEM DER MAIS LUCRO A ELA.

Bem pessoal, acho que era só isso...

beijosmeliga ;*

6 comentários:

  1. Solicitamos que faça um post no Zona anônima temporária, se quiser ignorar, ignore, mas se tem algo a dizer seremos sua voz

    ResponderExcluir
  2. me adiciona no msn
    fino_na_area@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Por Camila sem blog: Um dos maiores exemplos de que a televisão só serve para fazer a cabeça dos seres humanos, ditos racionais, é nunca ter havido uma matéria sequer (pelo menos na TV aberta) sobre vegetarianismo!! E aí paramos para pensar: "Quem são os maiores patrocinadores dos programas da tv aberta???" Tcharan! Os vendedores de carne (Sadia e Perdigão). E outra, eles nunca anunciam os produtos feitos SEM carne, como os nuggets, quibes ou hamburguers de soja! Estes produtos não são divulgados pois realmente tem o gosto tão similar quanto o gosto de produtos à base de carne e poderia ser o começo do fim da exploração dos animais, o que é super desinteressante para a economia brasileira ou melhor, a economia mundial. Por isso que eu gosto é da internet! =D

    ResponderExcluir
  4. Well...atire a primeira pedra quem não assiste TV...e quanto a criação da tv...o homem cria as coisas, depois da sentido ao que resulta...um adulto consciente sabe disso...
    Chover no molhado tem sido muito frequente em blogs...quando me indicaram este alimentei fio de esperança. Devia ter imaginado...mis um que faz uso do direito universal da burrice livre!

    ResponderExcluir
  5. Well...atire a primeira pedra quem não assiste TV...e quanto a criação da TV, o homem cria as coisas, depois dá sentido ao que resulta...Um adulto consciente sabe disso.
    Chover no molhado tem sido muito frequente em blogs...quando me indicaram este, alimentei um fio de esperança. Devia ter imaginado...mais um que faz uso do direito universal da burrice livre!

    ResponderExcluir
  6. Tem blog glauco?
    Gostaria de ver o que você escreve, já que tem uma crítica tao sagaz

    ResponderExcluir